Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal – CIn

CENTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL – CIn

<built-in function id>

É notável o impacto das demandas repetitivas no desempenho do Judiciário brasileiro, pois essas demandas estão fortemente relacionadas a indicadores de estoque, congestionamento, celeridade, entre outros. O legislador brasileiro identificou a necessidade de dar tratamento conjunto a demandas judiciais que, por sua natureza, afetam número relevante de cidadãos em torno de um mesmo problema jurídico, cuja solução, ao invés de ser adotada caso a caso, poderia ser coletiva, afetando a todos simultaneamente. Esta medida parece salutar para descongestionar o trabalho de juízes que devem examinar situações idênticas e repetitivas. Com base no grupo de pesquisa de demandas repetitivas, para contribuir com esse trabalho, foi instituído o Centro Nacional e Locais de Inteligência da Justiça Federal vão monitorar e racionalizar a identificação de demandas repetitivas ou com potencial de repetitividade, além de aperfeiçoar o gerenciamento de precedentes. A ideia é estimular a resolução de conflitos massivos ainda na origem e, assim, evitar a judicialização indevida.


<built-in function id>

Instituído pela Resolução CJF n. 499/2018.

<built-in function id>

Resoluções, portarias e outros normativos referentes ao Centro Nacional de Inteligência.

<built-in function id>

Composição do Grupo de Decisão e Grupo Operacional do Centro Nacional.

<built-in function id>

Clique e faça a sugestão de temas para estudo da prevenção de conflitos, monitoramento das demandas e gestão dos precedentes

<built-in function id>

Instrumentos que contêm os estudos e recomendações sobre prevenção de conflitos, monitoramento das demandas e gestão dos precedentes.

Botao_Sistema_CIn.png

Sistema para apreciação dos temas, elaboração e aprovação das notas técnicas e acompanhamento dos resultados de uso exclusivo pelo Grupo Operacional com senha.

Banner_Publicacoes.png

Publicações do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal.