Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários

Centro de Estudos Judiciários

O Centro de Estudos Judiciários (CEJ) é um qualificado centro de excelência do Direito brasileiro. Funciona junto ao CJF e exerce um papel influente no aperfeiçoamento da Justiça Federal, na medida em que, promove cursos, seminários, encontros e debates sobre questões jurídicas e administrativas relevantes, com a participação de especialistas de renome nacional e internacional, possui um programa editorial voltado para a área jurídica e realiza pesquisas e diagnósticos que identificam e propõem soluções para os problemas que afetam a instituição. O CEJ também atua como órgão central dos Sistemas de Informação e de Gestão Documental, abrangendo a geração, a gestão e a disseminação do conhecimento jurídico.

Temas

Unidade responsável pela coordenação e realização de atividades de formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores, fomento de estudos, pesquisas, serviços editoriais e de informação, com vistas à modernização da Justiça Federal.

Instituído em 2017 junto ao Centro de Estudos Judiciários, tem por objetivos a prevenção de conflitos, monitoramento das demandas e gestão dos precedentes.

Cursos e Eventos.png

Cursos presenciais e a distância, seminários e outros eventos, visando à reflexão e ao debate de questões relevantes para o aprimoramento da prestação jurisdicional  e administrativa no âmbito da Justiça Federal.



Compete à Biblioteca do CEJ prestar serviços de informação ao Conselho da Justiça Federal, aos Magistrados Federais e aos Servidores da Justiça Federal.

Diversificada produção editorial voltada para os interesses da Justiça Federal, mediante a publicação do resultado de suas pesquisas, dos anais de seus eventos e do incentivo à produção intelectual de magistrados e juristas.


Serviço que tem por objetivo fornecer informações sobre doutrina, legislação e jurisprudência, fornecendo aos magistrados subsídios para os julgamentos de processos ou atualizando seus conhecimentos sobre temas de seu interesse, através da solicitação de pesquisas.



Instrumentos estratégicos que visam contribuir, de modo continuado, no processo de formação inicial, formação continuada, formação de formadores e da pesquisa, editoração e intercâmbio para a magistratura federal e de capacitação dos servidores da Justiça Federal.



O CEJ/CJF desenvolve pesquisas que buscam soluções para os problemas que afetam o desempenho da Justiça Federal, visando à ampliação da cultura jurídica, da cultura de pesquisa e da aprendizagem permanente na esfera do Sistema Judiciário.


fale conosco.png

Conheça nossos principais canais de atendimento